quinta-feira, 8 de maio de 2008

vida antes da fama


Curtis James Jackson III cresceu no bairro conhecido como South Jamaica, localizado no Queens, Nova Iorque. O rapper foi criado pela mãe que abandonada tornou-se prostituta, sem a ajuda do pai. Ela foi encontrada morta ainda quando Curtis era criança, vivendo o resto de sua infância e adolescência com seus avós. No filme , o rapper conta que o nome 50 Cent foi inspirado em "um garoto que fazia assaltos no Brooklyn".
Ele começou a escrever suas letras de rap bem cedo, mas só levou o trabalho a sério após o nascimento do seu filho. Assinando contrato com a
Jam Master Jay e aprendendo a contar barras e estruturas das músicas, a musica mais popular no mundo foi "In da club". Desde o seu início na vida Rapper Gangster, ele era comandado por Majestic, um homem poderoso, que mandava em outros "capangas" para fugir da polícia e conseguir respeito.
No dia de sua volta aos encontros de rap, 50 Cent descobre que
Majestic matou sua mãe e que esse não queria que 50 Cent se apresentasse naquela área, pois Majestic perderia todo o respeito lá . Na ira de sua entrada ao encontro, Majestic tentou matá-lo com uma faca, mas um de seus amigos o bama baleou o ex-chefe de 50 Cent, levando-o a morte.

Jam Master Jay Records
Jam Master Jay do Run-DMC encontrou um potencial no rapper e o contratou em sua gravadora, por um curto período. Sua primeira participação oficial foi na música do grupo Onyx, "React" em 1998. Jam Master Jay começou a ensinar 50cent como fazer uma gravação.
Columbia Records
Depois de deixar Jam Master Jay, a dupla de produtores Trackmasters ficou sabendo de 50 e o assinou na Columbia Records em 1999. Eles levaram 50 para Upstate NY onde eles trancaram-no no estúdio por 2 semanas e meia. Ele retornou com 36 músicas nesse curto período, o que resultou no "Power Of A Dollar", um não lançado oficialmente mixtape. Sua carreira decolou após o lançamento do bem-sucedido, porém polêmico single "How To Rob" em que ensina como roubar rappers famosos. Ofendidos pela gravação, Jay-Z, Big Pun, Sticky Fingaz e Ghostface Killah responderam ao single. Seu próximo single, "Ghetto Qur'an", o levou a uma briga com um dos chefes do tráfico conhecido como Kenneth "Supreme" McGriff, fundador de uma gangue conhecida como "Supreme Team". A música fala sobre os negócios do tráfico e expõe o nome de muitos no ramo.O álbum estreiante
Power of the Dollar foi engavetado devido às controvérsias à volta do rapper, e também o levou a diversos tiroteios e disputas com vários rappers afiliados com McGriff.

Nenhum comentário: